Cartão Viva Viagem

O que é?

O Viva Viagem é um cartão pessoal e intransmissível, aquando da sua utilização, funcionando por aproximação (sem contacto) a um validador, que efetua a leitura do cartão e do produto carregado (unidades de transporte).

O cartão Viva Viagem suporta apenas um tipo de produto de cada vez, sendo adequado aos clientes menos frequentes, os quais são, preferencialmente, utilizadores do título de transporte MOB4U.

Onde carregar / recarregar?

O cartão Viva Viagem pode ser adquirido, carregado ou recarregado em qualquer posto de venda ou agente autorizado.

Guarde o comprovativo de carregamento e traga-o sempre junto ao cartão.

Custo do cartão

O cartão Viva Viagem tem o custo de € 0,50 e apenas pode ser adquirido com unidades de transporte carregadas, sendo que cada unidade de transporte tem o custo de 1 cêntimo.

O que carregar?

No cartão Viva Viagem são carregados pacotes de unidades de transporte MOB4U, de acordo com as seguintes quantidades, para uso exclusivo nas carreiras da Vimeca.

500 unidades € 5,00
1.000 unidades € 10,00
1.500 unidades € 15,00
2.000 unidades € 20,00

Como utilizar?

Depois de carregado com unidades de transporte, o cartão Viva Viagem está em condições de ser utilizado no validador que está equipado com quatro teclas ou através do equipamento do motorista.

  • Premir uma das teclas de direção no validador com teclas, de modo a visualizar a mensagem do ecrã.
  • Selecionar o produto MOB4U através das teclas de direção e confirmar carregando na tecla OK.
  • Aproximar o cartão Viva Viagem até cerca de 5 centímetros da luz azul do validador.
  • Se o Viva Viagem estiver válido, o validador emitirá um sinal sonoro (um “bip”) e o valor correspondente ao produto MOB4U é automaticamente descontado no saldo do cartão.
  • A operação pode ser cancelada a qualquer momento, bastando carregar na tecla STOP.

Nota | O cartão Viva Viagem é um cartão individual, ou seja, não pode ser utilizado por mais do que uma pessoa.

Como consultar o saldo?

No momento da validação, é fornecida ao cliente, no leitor do validador, informação sobre a quantidade de unidades de transporte disponíveis no cartão Viva Viagem.

Em qualquer momento, o cliente pode solicitar informação sobre o saldo do seu cartão Viva Viagem, em qualquer um dos postos de venda da Vimeca.

Validade do cartão

O cartão Viva Viagem tem a validade de 1 ano, contado da data de aquisição, durante o qual pode ser recarregado o número de vezes que se pretender.

Terminado este prazo, caso ainda disponha de produtos carregados, pode solicitar a respetiva transferência para um novo cartão.

Se, durante este período, o cartão deixar de funcionar por avaria, ou seja, sem qualquer dano visível, a sua substituição será efetuada sem qualquer custo para o cliente.

Findo este período, ou se apresentar dano visível, o custo do novo cartão é suportado pelo cliente.

Assistência pós-venda

Se o cartão Viva Viagem estiver devidamente carregado e deixar de funcionar, o cliente deve dirigir-se a um dos postos de venda, apresentando o cartão e o respetivo comprovativo de carregamento.

Caso se consiga efetuar a leitura do cartão avariado, procede-se à transferência do saldo existente para um novo cartão.

Se não for possível efetuar a transferência do saldo, o cliente será informado dos procedimentos a seguir para a resolução da situação.

Se o cartão estiver avariado, isto é, sem qualquer dano visível, e dentro do prazo de validade, a substituição é gratuita.

Se o cartão se encontrar danificado, isto é, com dano visível, ou fora do prazo de validade, o custo da substituição é suportado pelo cliente.

Recomendações

O cartão Viva Viagem é recarregável. Não o deite fora.

Mantenha o cartão em bom estado de conservação.

Tenha sempre o comprovativo do carregamento junto do seu cartão.

Ao validar, verifique que o cartão não se encontra junto a outros cartões sem contacto.