Cartão Viva Viagem

O que é?

O cartão Viva Viagem é pessoal e intransmissível quando da sua utilização.
Possui incorporado um "chip" e uma antena, funcionando por aproximação, (sem contacto) a um validador, que "lê" o cartão e o produto carregado (unidades de transporte) no "chip".

O cartão Viva Viagem suporta apenas um tipo de produto de cada vez.

O cartão Viva Viagem foi especialmente criado para os Clientes menos frequentes, os quais são, preferencialmente, utilizadores do Título de Transporte "MOB4U".

Onde carregar / recarregar?

O cartão Viva Viagem pode ser adquirido/carregado ou recarregado em qualquer Posto de Vendas ou Agente Vimeca.

Saiba aqui como e onde carregar/recarregar o seu cartão Viva Viagem.

Guarde o comprovativo de carregamento e traga-o sempre junto ao cartão. Poderá necessitar dele em caso de avaria do cartão.

Custo do cartão

O cartão Viva Viagem só pode ser vendido com unidades de transporte carregadas.

Cada unidade de transporte tem um custo de 1 cêntimo.

Consulte os preços aqui.

O que carregar?

No cartão Viva Viagem são carregados pacotes de Unidades de Transporte, com as seguintes quantidades:

1.000 un € 10,00
2.000 un € 20,00
3.000 un € 30,00
4.000 un € 40,00

Estas Unidades de Transporte são para uso exclusivo nas carreiras da Vimeca e no produto MOB4U.

Como utilizar?

Depois de carregado com unidades de transporte, o cartão está em condições de ser utilizado no validador que está equipado com quatro teclas ou através do motorista no equipamento dele.

A validação é simples:

  • Basta escolher no validador MOB4U e descontar ao seu saldo;
  • Prima uma das teclas de direção ao visualizar a mensagem "Apresente cartão ou selecione o produto utilizando as teclas";
  • Use as teclas de Direção / Ok / Stop;
  • Ao visualizar no ecrã do validador o produto MOB4U carregue na tecla OK;
  • Em qualquer momento pode cancelar a operação carregando na tecla STOP;
  • Apresente o cartão. Ao pedido para apresentar cartão, aproxime o seu cartão Viva Viagem do leitor e o processo de validação ficará concluído com a diminuição no seu saldo da quantidade de unidades de transporte correspondente ao produto MOB4U.

O cartão viva viagem é um cartão individual, ou seja, não pode ser utilizado em grupo.

Como consultar o saldo do cartão?

Poderá obter a consulta do saldo do seu cartão Viva Viagem, da seguinte forma:

  • No momento da validação é fornecida ao Cliente, no leitor do validador, informação sobre a quantidade de unidades de transporte que ficaram disponíveis no cartão Viva Viagem;
  • Em qualquer momento pode pedir o saldo do seu cartão Viva Viagem, em todos os Postos de Venda da Vimeca e confirmar a existência ou não de saldo disponível e qual;
  • Se não tiver saldo disponível, deverá proceder ao carregamento do cartão.

Validade do cartão

Os cartões têm uma validade de 1 ano, contado da data de aquisição, durante o qual podem ser recarregados o número de vezes que se pretender. Terminado este prazo já não podem ser recarregados, mas ainda podem ser utilizados se tiverem produtos carregados.

Se, durante este período, o cartão deixar de funcionar por avaria, ou seja, sem qualquer dano visível, a sua substituição será efetuada sem qualquer custo para o cliente.

Fora deste período, ou se apresentar dano visível, o custo do novo cartão é suportado pelo cliente.

Assistência pós-venda

No caso de não conseguir ler o cartão no leitor do validador, deverá dirigir-se a um dos Postos de Atendimento, apresentando o cartão e o respetivo comprovativo de carregamento.

Caso se consiga efetuar a leitura do cartão avariado, procede-se à transferência do saldo existente no mesmo para um novo cartão.

Se não for possível efetuar a transferência de saldo, o cliente será informado dos procedimentos a seguir para a resolução da situação.

Se o cartão estiver avariado, isto é sem qualquer dano visível e dentro do prazo de validade, a sua substituição é gratuita.

Se o cartão se encontrar danificado ou fora do prazo de validade, o custo do mesmo é suportado pelo cliente.

Recomendações

O cartão é recarregável. Não o deite fora;

Tenha sempre o comprovativo de carregamento junto do cartão;

Quando validar o cartão tenha o cuidado de verificar que o mesmo não se encontra junto a outros cartões sem contato (Viva Viagem ou Lisboa Viva);

Mantenha o cartão em bom estado de conservação.